Um Silicup só seu: a importância dos objetos pessoais na pandemia

Aproveitando o Dia Mundial da Saúde, decidimos explicar por que é tão importante aderir à individualidade e à sustentabilidade durante esta pandemia.

Escrito por João Pedro Varal Tartari

Frente à situação pandêmica em que nos encontramos agora, o Dia Mundial da Saúde (07/04) apareceu, para a nossa equipe, como a oportunidade ideal para tratar a respeito de uma forma de se proteger do COVID-19 que tem tudo a ver com os objetivos da Silicup: evitar o compartilhamento de objetos pessoais.

Copos, toalhas, talheres… Ao evitar compartilhar esses itens de uso frequente e que entram em contato direto com as suas mucosas (partes do seu corpo como a boca e as narinas), você também ajuda a evitar a disseminação desse vírus – esteja ele no seu corpo ou não.

E qual a melhor solução para isso? Carregar os seus próprios objetos e mantê-los sempre higienizados!

Mas há um porém: muitas pessoas confundem esses utensílios próprios com os descartáveis. Segundo uma reportagem da Folha de São Paulo, as medidas de isolamento social devem fazer com que a produção de lixo doméstico aumente de 15% a 25%. Ou seja, nesse momento, é ainda mais importante evitar o desperdício.

Portanto, para evitar dois problemas de uma vez, é melhor confiar nos reutilizáveis. Nossa recomendação é levar o seu copo ou garrafa Silicup sempre que tiver que sair de casa e, quando voltar para a segurança da sua moradia, lavar tudo com água e sabão cuidadosamente.

O mesmo vale para talheres, ecobags, lancheiras, lenços, tudo que você usar para evitar os descartáveis e que seja levado para rua deve passar pela devida higienização. Dessa forma, além de colaborar com o meio ambiente, você ajuda na prevenção de diversas doenças, inclusive o COVID-19.

Também é importante destacar uma outra possível solução para o desperdício excessivo que a reportagem traz logo no começo: procurar consumir “produtos com menos embalagens para atenuar impacto”. Isso vai de encontro ao consumo lixo zero, outra prática que defendemos aqui na Silicup.

Outras formas de prevenção

A pandemia trouxe muitas reflexões sobre nossos comportamentos como indivíduos e como sociedade. Dentre as inúmeras possíveis discussões que acabaram se originaram dessa situação, as maneiras de prevenir que esse vírus se espalhasse com uma velocidade maior do que o sistema de saúde consegue tratar que foi uma das principais pautas.

Assim, além de se concluir a importância de estratégias como o isolamento social, pequenas atitudes de higiene pessoal ganharam ênfase. O Ministério da Saúde, em uma publicação no site coronavirus.saude.gov.br, destacou algumas dessas ações para evitar o contágio, que você pode observar logo abaixo:

Dicas do Ministério da Saúde para prevenir o contágio.
Válidas para todos, essas dicas são de grande ajuda para manter a si e aos outros saudáveis. – Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

Essa postagem, que nos inspirou a produzir esse texto, tem outras orientações muito importantes para lidar com toda essa situação. Especialmente caso ainda precise sair de casa durante esse período ou conviva com alguém que precisa, preste uma atenção especial a todas essas dicas e coloque elas em prática agora mesmo.

Gosta de conteúdos parecidos com esse? Quer ver mais? Fique de olho no nosso Instagram e no nosso Facebook! Lá você também poderá conferir mais conteúdos assim.

Nós, da Silicup, temos orgulho em afirmar que somos uma empresa sustentável! Além de usarmos um material durável e reciclável, temos a prática de participar de eventos que promovam o bem estar social e ambiental! Confira o nosso site silicup.com.br para conhecer quem somos, quais os nossos produtos e serviços.