Semana Lixo Zero: sete dias de dedicação ao meio ambiente

Semana Lixo Zero: sete dias de dedicação ao meio ambiente

Ocorrida entre os dias 18 e 27 de outubro, a Semana Lixo Zero promoveu inúmeras ações em prol do meio ambiente. Confira o que ocorreu nesses sete dias de pura sustentabilidade!

Criada e promovida pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) como uma forma de mobilizar as pessoas, organizações e comunidades para que se tornem instituições conscientes a respeito de seus resíduos, a Semana Lixo Zero ocorreu, neste ano, entre os dias 18 e 27 de outubro em 82 cidades de todo o Brasil.

Esse número fica muito maior se levarmos em conta todos os lugares em que esse evento aconteceu: foram 104 cidades espalhadas por 5 países, o que superou (e muito) os números do ano passado – em 2018, a Semana foi realizada em 45 cidades em 2 países.

Foi através dela que muita gente passou a realmente assumir a responsabilidade sobre o lixo que produz e, como consequência, passou a prestar mais atenção ao seu consumo e ao impacto que tudo o que se compra e descarta tem sobre o Planeta Terra.

Por assumir uma perspectiva mais local e se adequar às realidades e necessidades de cada local em que foi realizada, a Semana Lixo Zero envolveu públicos de diversas idades e origens, todos movidos pela vontade de dar um futuro melhor aos seus filhos, filhas, netos, netas, a si mesmos e, claro, ao planeta Terra!

Essas pessoas tiveram a chance de se reunirem graças ao esforço de ONGs, associações, escolas, canais de comunicação, empresas e outros grupos preocupados com o meio ambiente. Em especial, as equipes regionais que ficaram responsáveis pela organização do evento.

E, claro, isso inclui a Silicup!

Qual foi a participação Silicup?

Durante a Semana Lixo Zero, nós agimos, principalmente, através da participação de um dos fundadores da Silicup, Rafael Kissel. Ele atuou na organização do evento na cidade de Itajaí, em Santa Catarina.

A escolha do Rafael Kissel como Embaixador Lixo Zero em Itajaí foi um dos nossos pontos altos neste ano. Essa promoção de um dos nossos fundadores, além de nos relembrar da sustentabilidade da nossa empresa, foi outra ação pelo meio ambiente que assumimos.

Rafael Kissel (à esquerda) com Benedita Araujo (no meio e acima, segurando o cartaz) e demais participantes da Oficina de Artesanato com Filtro de Café. – Foto: Divulgação/Silicup

Como efeito da nomeação, o Rafael participou tanto da organização, correndo atrás da prefeitura e de emissoras de rádio e TV para promover ações, quanto de atividades da Semana Lixo Zero, como foi o caso da Oficina de Artesanato com Filtro de Café, ministrada, no dia 24 de outubro, pela artesã Benedita Araujo.

As atividades foram focadas na reutilização, na redução e na reciclagem do lixo, a fim de tornar-se ainda mais lixo zero. Mas, por acaso, você sabe o que significa e qual a importância dessa transformação?

O que significa ser lixo zero?

O conceito de “lixo zero” surge frente a uma necessidade de um modo de vida mais sustentável, que realmente respeite o meio ambiente, que permita o aproveitamento máximo dos recursos – mesmo que esses já tenham sido usados antes. Tudo isso a fim de trazer um consumo ético, econômico e eficiente.

Segundo a Zero Waste International Alliance, organização não governamental que é responsável pelo conservação do movimento contra o descarte irresponsável de resíduos, “lixo zero” significa, em tradução livre:

“a conservação de todos os recursos por meio de uma produção, um consumo, uma reutilização e uma recuperação responsáveis de produtos, embalagens e materiais, sem que haja queima ou descartes na terra, na água ou no ar que ameacem o meio ambiente ou a saúde humana.”

Zero Waste International Alliance

Ou seja, trata-se de uma gestão de resíduos que não permite a mistura do orgânico, do reciclável e do rejeito, o que nós conhecemos como lixo. Assim, promove-se luta pela responsabilidade das empresas e pela preservação do meio ambiente.

E foi com base em todo esse pensamento que surgiu a taxa que faz de uma empresa “lixo zero”: ela deve destinar corretamente, com consciência do destino e sem desperdício mais de 90% dos resíduos que produz, reduzindo o descarte ao máximo.

Nós, da Silicup, temos orgulho em afirmar que somos uma empresa consciente! Além de usarmos um material durável e reciclável, temos a prática de participar de eventos que promovam o bem estar social e ambiental! Confira o nosso Instagram @sili.cup e o nosso Facebook Silicup o nosso site silicup.com.br para conhecer quem somos, quais os nossos produtos e serviços.