Como impulsionar seu negócio de maneira sustentável: o que nós aprendemos na prática até agora

Empreender não é uma tarefa simples. Se você é empreendedor, já empreendeu ou conhece alguém que esteja empreendendo, deve ter ouvido alguns dos desafios enfrentados todos os dias por essas pessoas. Ainda mais se você quer ter uma empresa sustentável, deve saber que as coisas não ocorrem sempre como planejávamos. Entre contas a pagar, fornecedores a se relacionar e todo o carinho exigido para se manter uma boa reputação, surge ainda o desafio de crescer, atingir mais pessoas e escalar as possibilidades de impacto da sua empresa! “Por onde começar?”, “Com o que é preciso se preocupar?”.

Esse texto foi escrito pensando em ajudar lojas e pontos de venda a crescerem de forma sustentável! Queremos mostrar algumas ações práticas que podem ajudar a aumentar o impacto do seu negócio. com sua empresa e seus clientes. Queremos que todo mundo saia ganhando. Os clientes, por viverem experiências melhores com as marcas; e as empresas, por atingirem cada vez mais pessoas e, consequentemente, crescer.

Durante esse ano, nós testamos, erramos e aprendemos várias coisas que nos fizeram crescer enquanto empresa, e cada um de nós enquanto indivíduos. Esperamos que essas dicas possam clarear e incentivar quem está começando agora, ou quem está sentindo a necessidade de fazer mais em seus empreendimentos e projetos

Entenda sobre as pessoas envolvidas

Uma vez ouvimos que as pessoas se conectam por valores, isso fez muito sentido para nós e acreditamos que aqui se aplica muito bem. Além de todos os mapeamentos que podemos fazer enquanto empresa, como criação de persona, jornada de compra, que são etapas importantes em qualquer negócio, aqui estamos falando de um reconhecimento mais profundo, pois nossa causa exige isso.

Falar de sustentabilidade não é uma tarefa fácil e cada pessoa envolvida tem sua história, motivações e conflitos. Coloque-se sempre no lugar de seus clientes e possíveis compradores. “Como você gostaria de ser tratado?”, “O que eu gostaria de fazer como hobby?”, “Com o que você trabalharia?”, “Quais são meus sonhos e ambições?”.

Mantenha uma boa comunicação

Conhecendo bem as pessoas com quem você vai trabalhar e entendendo suas necessidades, você poderá proporcionar um atendimento mais sincero, real e eficiente. Isso é o que pensamos em crescimento sustentável, garantir que seus clientes tenham o melhor atendimento possível e que haja boa comunicação, sem ser intrusivo, mas solícito. Vale lembrar que a comunicação interna é tão importante quanto! Gestores precisam estar presentes e os funcionários precisam estar alinhados entre si para que consigam transmitir a mesma mensagem para o público. Isso demonstra confiança e seu cliente agradecerá!

Crie um caminho agradável e que faça sentido para o cliente

Nosso cérebro funciona por associação, então quando existe uma lógica por trás dos caminhos que apresentamos, a experiência é mais agradável. Se você tem uma loja física, por exemplo, isso deveria ser aplicado desde o momento que o cliente vê a sua loja até o momento de finalizar a compra e ir embora. Ele precisa visualizar com facilidade aquilo que procura e pode associar, ou não, com outros produtos perto.Nossa dica aqui é pensar nas coisas que de alguma forma se conectam e poderiam trabalhar juntas no dia a dia do cliente.

O mesmo vale na hora de pensar em um site ou marketplace, fluidez e coerência na hora de vincular as páginas entre si, de descrever sua marca e de mostrar seus produtos. Crie uma experiência cativante. Hoje em dia ter uma boa apresentação de site ou rede social é extremamente fundamental para quem pretende vender online e seu cliente agradece. Torne fácil responder às perguntas que podem surgir no meio do caminho. “Como saber mais sobre a empresa?”, “Onde estão os produtos?”,”Como comprar?” Ajude-o a saber o que precisa.

Planeje e ganhe tempo

Se você quer ser encontrado na internet, algo necessário para qualquer negócio hoje em dia, é preciso criar uma rotina de publicações em suas redes sociais e site. Materializar suas ideias e concluir de uma maneira prática requer muita organização. Se você é das pessoas que sempre andam com um caderninho, faça um calendário com todas as datas importantes, eventos que você participará, acontecimentos mundiais que fazem parte da sua rotina de assuntos. Com isso você ganha tempo para outras urgências que surgirem e tem sempre uma boa visualização do que pode ser feito.

Você também pode explorar algumas ferramentas online para isso, tanto para facilitar sua organização nas redes sociais, agendando publicações, por exemplo, ou então compartilhando quadros com a equipe sobre projetos futuros e ações diárias. Aqui na Silicup, nós habitualmente usamos o Trello e o MLabs.

Otimize o relacionamento pós venda

Por fim, garantir que seu cliente faça a compra pode parecer, mas, não é o final do processo. A sustentabilidade olha para todas as partes e, por isso, garantir que o ciclo se mantenha é importante. Para um negócio crescer de maneira sustentável seu cliente precisa ter conhecimento sobre a causa, ser ativo e participante com a empresa. Dê espaço para seus clientes expressarem suas opiniões e interagirem! Todos nós podemos transmitir algum conhecimento e aproveitar o momento de pós venda, onde a pessoa já está conectada de alguma forma, para levar ainda mais conhecimento, curiosidades e informações é um jeito efetivo de conscientizar. Que mensagem você quer transmitir e pelo que você quer ser lembrada? Continue ajudando quem já esteve em contato com sua marca. As pessoas reconhecem aquilo que as ajuda e querem passar para frente quando possível.

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