Gaia segura o planeta Terra em suas mãos.

Dia da Terra: nós precisamos do planeta, não o contrário

Completando 50 anos de existência, o Dia da Terra é uma data para refletir sobre como é importante cuidar do planeta!

Escrito por João Pedro Varal Tartari

A Terra tem sido nossa casa por milhares de anos. Ela quem, desde o nascimento de nossa espécie, forneceu os recursos para que cada um de nós pudesse viver e para que toda a sociedade que criamos pudesse funcionar.

Nós, contudo, fomos nos afastando da natureza. Construindo cidades sem muito espaço para o meio ambiente, assumindo uma produção que se esquece dele e terceirizando o contato com essa grande e importante força, perdemos a compreensão da importância e o hábito de preservar o planeta em que vivemos.

E, seguindo esse caminho, acabamos cometendo um grande erro: começamos a nos entender como os donos da Terra e esquecemos que ela também tem seus limites.

Assim, há 50 anos, foi comemorado o primeiro Dia da Terra. Criado pelo político e ativista ambiental estadunidense, Gaylord Nelson, a data tem por intuito trazer reflexões a respeito do nosso relacionamento com o planeta, para criar uma consciência comum sobre os problemas que causamos.

O barato que custa caro

Atualmente, estamos vivendo o que se entende como os últimos momentos de um sistema que fez com que tudo o que é extremamente caro para o planeta Terra se parecesse mais barato para que o consumidor.

Alimentos regados a agrotóxicos, roupas que não temos certeza de onde vieram e mesmo utensílios descartáveis que, em um primeiro momento, tem um preço muito menor, na verdade trazem consigo uma linha de destruição de vidas de pessoas, plantas e animais. A ativista ambiental e estudiosa indiana, Vandana Shiva, explica como a ideia que temos do que é barato, na verdade é falsa no vídeo abaixo:


Ela também aproveita para reforçar que o planeta sempre esteve aqui e, ao contrário do que somos levados a pensar pela atual ideologia de consumo, não precisa da gente para continuar existindo.

“Eu não acho que o planeta vai morrer. Eu acho que a Terra é muito poderosa. Ela viveu por tempos mais quentes, mais frios. Ela viveu com dinossauros, sem dinossauros… Ela viveu com seres humanos, sem seres humanos. Nós somos dispensáveis. Ela irá encontrar um caminho. Nós é que precisamos proteger o nosso lar.”

Vandana Shiva

A solução? Reconhecer que trabalhar com as mãos, plantar e cozinhar, não são atividades degradantes, muito pelo contrário, são as verdadeiras formas de encontrar a liberdade!

O dia da Terra é todos os dias!

Apesar de visar trazer a conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente e recursos naturais, é importante lembrar que o Dia da Terra é uma data simbólica!

Não é somente nesse dia que devemos nos preocupar com os problemas que causamos ao meio ambiente, mas constantemente. Seja através da adoção de medidas e hábitos mais sustentáveis, seja através da busca por conscientizar as pessoas ao nosso redor a respeito da importância de buscar alternativas para o nosso modo de vida, a nossa preocupação com o planeta deve ser diária.

É importante manter a discussão e o debate sobre temas que importantes para a preservação do meio ambiente ocorrendo durante o ano todo. Apenas dessa forma todos irão finalmente entender que nós é que precisamos da Terra – e não o contrário!

E nós, da Silicup, entendemos que essa seja uma de nossas funções… Temos orgulho em afirmar que somos uma empresa sustentável e que fala sobre a importância do cuidado com o planeta em que vivemos!

Entre em nosso site silicup.com.br para conhecer quem somos, quais os nossos produtos e serviços. Você também pode conferir conteúdos como esse todos os dias nos nossos perfis no Instagram e no Facebook!